sexta-feira, 11 de setembro de 2015

refazendo tarefa

1. Inteirar-se sobre o que é a Decápole: origem, localização, cultura e importância.
2. Ler o 1º livro de Macabeus 1,10-64 e elencar as tentativas de helenização dos judeus, sobretudo, por parte de Antíoco IV.
3. Quais foram as formas de resistência dos judeus à imposição cultural e religiosa helenista, segundo 1º Macabeus de 2-16.

Podemos veri󿬁car até aqui que parte da população rompeu a aliança com o deus dos seus antepassa-dos, contudo existiram aqueles que de certa orma resistiram ideologicamente às práticas helenizantes,e os que se revoltaram abertamente como é o caso de Matatias e os seus cinco 󿬁lhos (1Mc 2. 2-5). Sãoenviados a Modin emissários do rei “encarregados de orçar a apostasia”, pediram que Matatias osse oprimeiro a atender as ordens do rei, porém ele se nega e, ao ver outro judeu se oerecer, mata-o e, tam-bém, ao emissário do rei: está declarada a revolta dos Macabeus (1Mc 2. 15-28). Matatias convoca o povo󿬁el à aliança e oge para as montanhas; muitos se juntaram a ele (1Mc 2. 28). Alguns judeus ogem parao deserto e, devido ao ocorrido com Matatias, a guarnição que se encontrava na Acra sai em sua buscae ao serem encontradas no deserto, essas pessoas se recusam a lutar, por ser o Sábado do Senhor, e sãomassacradas pelos soldados Selêucidas (1Mc 2. 29-38).Quando Matatias soube da morte dos seus, “chorou amargamente” e resolve revidar porque, se não,logo todos os judeus 󿬁éis seriam exterminados (1Mc 2. 39-41). Depois, saem pelo território recuperandoa lei das mãos dos gentios, destruindo altares e circuncidando à orça os meninos incircuncisos (1Mc 2.45-48). Na sequência dos acontecimentos, Matatias morre e é delegado a Judas Macabeus o comando doexército (1Mc 2. 65-49).Judas Macabeus conseguiu vencer várias vezes as tropas selêucidas, cujo primeiro comandante, éApolônio, governador da Samaria, que perde, acilmente, a batalha. 2Mc 8. 1-7 nos inorma como eramas estratégias militares utilizadas pelos Macabeus. Judas ia colocando seus homens nas comunidades, àsescondidas chamando outros para a luta. Eles atacavam, preerencialmente, à noite, pegando os habitan-tes e soldados, nas aldeias, de surpresa, provocando incêndios, tomando pontos estratégicos e causandomuitas perdas aos inimigos. Podemos veri󿬁car, também, que, antes de cada batalha, Judas in󿬂amava ocoração dos seus companheiros, recorrendo a discursos carregados de religiosidade como podemos ve-ri󿬁car em 1Mc 3. 18-23, e em 1Mc 4. 8-11, citados a seguir:

Por isso disse Judas aos seus: “Não tenhais medo do seu número, nem vos desenco-rajes ante seu ímpeto. Lembrai-vos de como vossos pais oram salvos no mar verme-lho, quando o Faraó os perseguia com o seu exército. Clamemos, pois agora, ao Céu,suplicando-lhe que se mostre benigno para conosco: que se recorde da Aliança com osnossos pais e esmague, hoje, este exército que está diante de nós. Então saberão todosos povos que existe Alguém que resgata e salva Israel”.

Utilizando-se dessas estratégias relacionadas acima e, às vezes, não podendo ugir do combate corpo--a-corpo, como podemos veri󿬁car em 1Mc 3. 23-26, Judas consegue várias vitórias. Primeiro, venceuApolônio, governador da Samaria (1Mc 3. 10-12), depois o General Seron, comandante do exército daSíria (1Mc 13-26). Na sequência de grandes vitórias, vencendo exércitos cada vez maiores, os Macabeus

derrotam os Generais Nicanor e Górgias, estes enviados pelo regente Lísias, o qual ocupava o lugar doRei Antíoco, pois este estava em campanha militar na Pérsia (1Mc 3. 31-32, 38). Então, em vista da der-rota dos seus generais, o próprio Lísias oi combater os judeus revoltosos e também sucumbiu perante asorças dos macabeus (1Mc 4. 28-35).Depois dessa decisiva vitória, é estabelecida uma relativa trégua, Judas reconquista Jerusalém e o tem-plo é puri󿬁cado e novamente dedicado a YHWH (1Mc 4. 36-55). Um tempo depois, no ano de 164 aEC,Antíoco Epíanes morre na Pérsia e antes de morrer, declara que Felipe deveria ser o tutor de seu 󿬁lhoe preparando-o para ser rei (1Mc 6. 1-17). Lísias, por sua vez, assim que soube da morte do rei AntíocoEpianes proclamou rei o jovem Antíoco e deu-lhe o nome de Eupátor (1Mc 6. 17).Os macabeus, no ano 163/162, resolvem tomar a Acra, depois de terem construído plataormas emáquinas e orti󿬁cado o Santuário e Betsur, sendo que alguns dos sitiados ugiram e oram pedir ajudaa Antíoco V (1Mc 6. 18-27). Este, certamente orientado por Lísias reúne um grande exército e parte emcampanha militar contra os judeus. Na Batalha de Bet-Zacarias Judas sore a primeira derrota e é sitiadono monte Sião (1Mc 6. 28-54). No entanto, para a sorte dos Judeus sitiados, Felipe o conselheiro de An-tíoco IV, que ora nomeado pelo rei, no leito de morte, como tutor de Antíoco V, volta disposto a lutarpelo poder com a parte do exército que acompanhava o 󿬁nado rei em sua campanha na Pérsia (1Mc 6.55-56). Então Lísias que estava com Antíoco V na Judeia, percebendo as intenções de Felipe argumentacom o rei e os seus generais da seguinte orma:
[...] “Estamos enraquecendo-nos dia por dia. Nossas provisões diminuem e o lugaré orti󿬁cado. Além disso, os cuidados do reino aguardam-nos. Estendamos, pois, amão direita e esta gente, azendo as pazes com eles e com toda a sua nação. Vamosreconhecer-lhes o direito de viverem segundo as suas leis, como antes, já que é porcausa dessas leis, que nós quisemos abolir, que eles se exasperaram e 󿬁zeram tudo isto”(1Mc 6. 57-59).
O rei acata as recomendações de Lísias, e revoga a lei que seu pai tinha outorgado, voltando para aSíria. 2Mc 13. 23 narra esses acontecimentos da seguinte maneira:
Soube então que Felipe, deixado a rente dos negócios do reino, havia-se rebelado emAntioquia. Consternado, entrou em negociações com os judeus, condescendeu comeles e prestou juramento sobre todas as condições que ossem justas. Reconciliado,chegou a oerecer um sacriício e deu mostras de respeito para com o templo e de be-nevolência para com o Lugar Santo.
Um acordo de paz oi estabelecido, porém durou pouco tempo, pois Demétrio, um primo deAntíoco V, que vivia como reém em Roma, consegue escapar, volta para a Síria e mata Lísias e AntíocoV, chegando ao poder em, aproximadamente, 161 aEC (1Mc 7. 1-4). Alcimo, descendente de uma linha-gem de sacerdotes junto com outros judeus helenizados, oram até o rei Demétrio e 󿬁zeram um acordocom ele. Alcimo é declarado Sumo-Sacerdote e tem autorização para se vingar de todos os revoltosos. Os

Nenhum comentário:

Postar um comentário