sexta-feira, 29 de maio de 2015

Profeta Miquéias


RESUMO:  Miquéias é um profeta de origem judaica. Viveu no Reino de Judá e, nesse ambiente, sentiu o chamado de Deus para denunciar as injustiças que os reis cometiam em favor de uma escravidão para com o povo. Miquéias denuncia, sobretudo, a idolatria e a imoralidade. Viveu no interior, teve uma vida simples e experienciou o que é ser maltratado pelos ricos. Mesmo sabendo das condições corruptas de justiça, ele só ergueu sua voz quando essa atingia o povo. Por isso, é chamado  profeta de uma Nova Esperança. Um Reino aparentemente destruído, Deus, através do profeta, anuncia um tempo novo que irá chegar.

PALAVRAS-CHAVE: Miquéias - profeta - profetismo - chamado - denúncia - pecado - Povo de Deus - esperança.                                                         
                                                                      O PROFETA DA ESPERANÇA                            
                                                                                                                                             
De origem Judaica, Miquéias nasceu em Morasti-Gat, aldeia de Judá, 35 km ao sul  de Jerusalém. Seu nome significa "quem como Deus", viveu no interior e foi profeta do povo simples e da zona rural. O profeta denuncia o pecado [idolatria,imoralidade]. Experimentou as injustiças praticadas pelos ricos e, apesar de conhecer as condições políticas da nação, ele só levantou sua voz quando algo feria a situação moral e religiosa do povo. Pouco se sabe sobre a vida do Profeta  Miquéias, nem como ele foi chamado por Deus. Mas tinha viva consciência de sua vocação profética.
Profetizou no  período entre 750 e 686 a.C., aproximadamente, durante os reinados de Jotão,  Acaz e de Ezequias, reis de Judá (1.1; Jr 26.18).  Pano de fundo da atuação de Miquéias é a queda de Samaria em 722 a. C. e o terror proporcionado pelo inescrupuloso poderio assírio e isso determinou  as suas palavras. De certa forma, anteviu, em visão, a catástrofe de Samaria (722) e de Jerusalém (701) (cf. 1.6; 3.12). Todo esse período, também coincide com a crise do reinado em Israel. Em virtude disso, é época de decadência como povo de Deus. A profunda crise é consequência da quebra do pacto com Iahweh; e quando os  reis quebravam o pacto, todo o povo entrava em crise de vida e de valores. Esta infidelidade para com Deus se manifestava em todos os níveis de relacionamento e de vida do povo. A injustiça e a corrupção andavam de mãos dadas, enraizadas no seu povo, e Miquéias, sentindo-se enviado pelo seu Deus, luta essencialmente pela justiça.
No livro, o profeta traz em sua mensagem uma mistura de julgamento e de esperança: há o anúncio sobre Israel pelos males da sociedade, envolvendo a corrupção e idolatria, mas há também uma proclamação à transformação e exaltação de Israel e Jerusalém, bem como da restauração da nação: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e ande humildemente com o teu Deus." [Mq 6,8].
Miquéias denuncia dois grupos tradicionais e constitutivos do povo de Israel: a) ataca os "seus colegas", os outros profetas - eles não visam a justiça, somente seus próprios interesses e vantagens pessoais [3,5]. Os sacerdotes e profetas, [cf. 3,9-11] aceitam bons pagamentos e se tornam cúmplices dos interesses dos poderosos; b) os chamados "cabeças" e líderes do povo - investem contra os funcionários públicos de Jerusalém,[cf. 3,1.9]. Preocupam-se tão somente em aumentar os seus bens, ter vida fácil e alegrar-se às custas do povo. Ajeitam a justiça para si e comem a carne do povo. Os ricos, por causa da sua ganância, tiram os campos dos pobres [2,1-5] e roubam conscientemente, traindo seus irmãos.]
Miquéias e Amós são contemporâneos, há muita proximidade e suas mensagens convergem. Ambos são defensores incontestes dos pobres e lavradores. São opositores das cidades e de suas instituições de opressão contra o povo da roça. Ambos denunciavam contra as injustiças sociais, políticas e religiosas, defendendo a ética moral e religiosa estabelecida por Javé. Miquéias sabe que a história de Deus com o seu povo é, acima de tudo, história de amor. O próprio juízo também é manifestação do amor de Deus, do desejo de salvação para o povo. Deus destrói toda a falsa segurança do seu povo [5,9-14], com o objetivo de reconduzi-los  à irrestrita confiança nele próprio, em Deus, e no seu agir.
Miquéias, além de si, leva o homem a desinstalar-se e incomodar-se; sua dinâmica deve perpassar toda a história de vida do povo de Deus, em fatos concretos, interagindo  com o  profetismo, tão urgente nos dias de hoje, traduzindo sua mensagem em: "Caminhos de esperança".  

ESCRITO POR: Maria do Carmo; Maria do Socorro; Marisete Barbosa; Lucimar Toledo; Ir. Regina Guimaraes; Dione Afonso; Simone Ribeiro. 

Referências Bibliográficas:

- https://www.bibliaonline.com.br- Acesso em 23/05/15
- http://www.gotquestions.org/Portugues/Livro-de-Miqueias.html -acesso em 23/05/15
- http://www.teologiaclub.com/site/index.php?pagina=texto&id=165-acesso em 19/05/15
- http://biblia.gospelmais.com.br/miqueias_6:8/
- http://www.gotquestions.org/Portugues/Livro-de-Amos.html- Acesso em 24/05/15
- SCHULTZ, Samuel J. A história de Israel no Antigo Testamento Ed. Vida Nova SP 1. Edição
- CHAMPLIM, Russel Normam. Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia . Ed. Candeia 3. Edição 1995 São Paulo
- RAMPIM, José Domingos . Apostila Profetas Exílicos e Pós Exílicos
- Bíblia de Jerusálem. São Paulo: Paulus,2003.
- Paulo,Julio zabateiro Tavares. Miquéias:VOZ DOS SEM -TERRA.comentário bíblico AT. São Paulo,Editora vozes,1996.
- MCKENZIE.J.DICIONÀRIO BÌBLICO.São Paulo:Paulinas,1990.
- L.SICRE,José. A JUSTIÇA SOCIAL DOS PROFETAS.São Paulo :Edições Paulinas,1990.
- WARTH, W. Meditação sobre Miquéias 5 l-4a 5b. In: Calwer Predigthilfen. Vol. 2. Stuttgart, 1963.
- WOLFF, H. W. Mit Micha reden. München, 1978. 

Trabalho realizado em 29-05-2015 pelo  EAD-Sab/Paulinas

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