terça-feira, 17 de junho de 2014



Catecismo da Igreja Católica

7. Preguiça: quando temos todo tempo do mundo a nossa disposição e mesmo assim deixamos de fazer as boas coisas em função de Deus e do próximo. (Eclesiástico 33,28-29; Provérbios 24,30-31; Ezequiel 16,49; Mt 20,6)

3.7 Acédia ou Preguiça Espiritual

A acédia é um dos principais pecados contra o amor a Deus, é um vício diretamente oposto ao amor de Deus e a alegria santa que resulta d'Ele. Provém da falta de gosto pelos valores espirituais, o desânimo no empenho pela santificação devido ao esforço que este requer e a lerdeza e o torpor na vida espiritual. É não encontrar prazer em Deus e considerar as coisas que a Ele se referem como algo triste e sem sabor. É um desgosto pelas coisas espirituais, que leva a executá-las mal, ou omiti-las sob vãos pretextos.


Esta tristeza deprimente, esse desgosto são bem diferentes da aridez espiritual ou dos sentidos que, em provações divinas, é acompanhada de contrição verdadeira por nossos pecados, de temor de ofender a Deus, de um novo desejo de perfeição, de uma necessidade de solidão, de recolhimento, e da oração de simples contemplação.

Segundo ensino de S. J. da Cruz, na aridez espiritual, a secura não vem da frouxidão e tibieza, pois apesar desta secura, tem solicitude interior pelas coisas de Deus, aliás tem solicitude com cuidado e pena de que não serve a Deus, tem desejos de servir a Deus. A parte sensitiva fica muito decaída, frouxa e fraca para operar, pelo pouco gosto que acha; o espírito, contudo está pronto e forte.

Na acédia, a secura vem da frouxidão, da negligência, não tem solicitude interior pelas coisas de Deus, remissa na vontade e no ânimo, tudo se vai em desgosto e estrago do natural. Ex.: na secura uma pessoa sofre porque tem distrações e luta para diminuí-las, no estado de preguiça espiritual a pessoa as acolhe, deixa-se levar por pensamentos usuais.

Conseqüências da Preguiça Espiritual

- Desistência das tarefas religiosas necessárias para a nossa salvação e santificação.

- As más tendências tendem a aumentar pouco a pouco, manifestando-se por numerosos pecados veniais que nos dispõem a cometer graves faltas.

- Busca de consolações materiais, prazeres inferiores com a finalidade de fugir da tristeza e desgosto, pela privação da alegria espiritual através da sua própria negligência e preguiça.

- Tristeza maligna que oprime a alma, dela nascem a malícia, o rancor sobre o seu próximo, desencorajamento, torpor espiritual mesmo pelo esquecimento de preceitos e, finalmente, procura de coisas proibidas, que levam à curiosidade, loquacidade, inquietude, instabilidade e agitação infrutífera. Desta forma a pessoa chega a uma cegueira espiritual e a um progressivo enfraquecimento da vontade.






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