quinta-feira, 6 de dezembro de 2012


O pequeno número dos que são salvos (parte 10)

terça-feira, 1 de novembro de 2011



Pecador ingrato, aprenda hoje que se você for condenado, isto não é culpa de Deus, mas culpa sua e com a sua própria vontade. Para convencê-lo disso, desça até as profundezas do abismo, e lá trar-vos-ei uma daquelas almas infelizes condenadas queimando no inferno, para que ela possa explicar essa verdade para você. Aqui está uma agora: "Diga-me, quem é você?" "Eu sou um pobre idólatra, nascido em uma terra desconhecida; eu nunca ouvi falar de céu ou inferno, nem do que eu estou sofrendo agora." “Pobre desgraçado! Vá embora, você não é o que eu estou procurando.” Outro está vindo; aí está ele . "Quem é você?" "Eu sou um cismático desde os confins da Tartária; eu sempre vivi em um estado não civilizado, mal sabendo que existe um Deus."

"Você não é o que eu quero, volta para o inferno." Aqui está outro. "E quem é você?" "Eu sou um pobre herege do Norte. Nasci sob o Polo e nunca vi nem a luz do sol ou a luz da fé." "Não é você que eu estou procurando, também, retorna para o inferno." Irmãos, meu coração está partido ao ver esses miseráveis que nunca sequer conheceram a verdadeira fé entre os condenados. Mesmo assim, sabendo que a sentença de condenação foi pronunciada contra eles e foi-lhes dito: "Tua perdição vem de ti." Eles foram condenados porque quiseram ser. Eles receberam tanta assistência de Deus para serem salvos! Nós não sabemos o que eles foram, mas eles sabem muito bem, e agora eles gritam: "Ó Senhor, tu és justo... e os teus juízos são corretos."


Irmãos, vocês devem saber que a crença mais antiga é a Lei de Deus, e que todos a temos escrita em nossos corações; que Ela pode ser aprendida sem qualquer professor; e que é o suficiente ter a luz da razão, a fim de que se conheça todos os preceitos desta Lei. É por isso que até mesmo os bárbaros escondiam-se quando cometiam pecado, porque eles sabiam que estavam fazendo algo errado; e eles são condenados por não terem observado a lei natural inscrita em seu coração; se eles tivessem observado isso, Deus teria feito um milagre, em vez de deixá-los serem condenados; Ele tê-los-ia enviado alguém para ensiná-los e tê-los-ia dado outros auxílios, dos quais fizeram-se indignos por não estarem em conformidade com as inspirações da sua própria consciência, que nunca deixou de avisá-los do bem que devem fazer e do mal que devem evitar.


Por isso, foi suas consciências que acusou-os no Tribunal de Deus, e dizem-lhes constantemente no inferno, "Tua condenação vem de ti." Eles não sabem o que responder e são obrigados a confessar que eles são merecedores de seu destino. Agora, se esses infiéis não têm desculpa, haverá alguma para um católico que tem tantos sacramentos, tantos sermões, tantos meios à sua disposição? Como se atreve a dizer: "Se Deus vai condenar-me, então por que Ele me criou?" Como se atreve a falar desta maneira, quando Deus lhe dá tantos meios para ser salvo? Então, permita-nos acabar confundindo-o.



Você que está sofrendo no abismo, responda-me! Há algum católico entre vós? "Certamente há!" Quantos? Deixe um deles vir aqui! "Isso é impossível, eles estão longe demais, e para fazê-los chegar mais perto deixaria todo o inferno de cabeça para baixo; seria mais fácil parar um deles quando estiver caindo". Então, eu estou falando para você que vive o hábito do pecado mortal, no ódio, na lama do vício da impureza, e que está se aproximando do inferno todos os dias. Pare, e vire-se, é Jesus que vos chama e quem, com Suas feridas, como acontece com tantas vozes eloquentes, Clama por você: "Meu filho, se você for condenado, você tem apenas a si mesmo para culpar”:


‘Tua condenação vem de ti. ’ Levanta os seus olhos e veja todas as graças com as quais tenho enriquecido você para garantir a sua salvação eterna. Eu poderia ter feito você nascer em uma floresta na Barbária; isso Eu fiz para muitos outros, mas Eu fiz você nascer na fé católica; Fiz você crescer sob um pai tão bom, com uma mãe excelente, com as mais puras instruções e ensinamentos. Se você for condenado apesar disso, de quem será a culpa? Será sua própria, meu filho, sua própria: ‘Tua condenação vem de ti. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário