segunda-feira, 21 de julho de 2014

Igreja Católica



Dom Henrique Soares Costa
....

Esta bendita Salvação, enviada pelo Pai, trazida ao mundo pelo Filho feito homem e sempre novamente atuada na Igreja pelo Santo Espírito, é a inteira obra da salvação, verdade que ilumina e conduz à Vida eterna.
Mas, atenção: essa verdade não é simples doutrina, simples afirmações dogmáticas! Essa Verdade bendita é um Pessoa: Jesus Salvador e tudo quanto a Ele diz respeito! A Igreja cresce na Verdade à medida que cresce no conhecimento amoroso e contemplativo do Seu Esposo, Cabeça e Salvador!


Ora, a verdade de Deus, transmitida continuamente na Tradição apostólica, é imutável, pois refere-se a Jesus nosso Senhor, Suas palavras gestos, entregues uma vez por todas à Sua Igreja pelo ministério dos Apóstolos.

Mas, essa imutável verdade vai sendo compreendida cada vez mais, cada vez melhor, cada vez de modo mais abrangente pela Igreja através do tempo. Não há como fugir disso: a temporalidade, a progressão, são inerentes ao homem! Como também as limitações da cultura de cada tempo e civilização.
E a Igreja, portadora da Eternidade que entrou no tempo, vai peregrinando, vai compreendendo sempre mais e melhor nos caminhos da história; assim vai exprimindo sempre a mesma Verdade - que não é simplesmente uma teoria ou uma doutrina, mas uma Pessoa: Jesus Cristo - de modos novos e com palavras novas

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário