domingo, 20 de julho de 2014

Experiência do Deus vivo



Dom Henrique Soares da Costa
13 h ·


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São Boaventura, explica, então, tratando dessa incrível experiência do Deus vivo:

"Estamos diante de uma realidade mística e profundíssima:
ninguém a conhece, a não ser quem a recebe;
ninguém a recebe, se não a deseja;
nem a deseja, se não for inflamado, até à medula, pelo fogo do Espírito Santo, que Cristo enviou ao mundo.
Por isso, o Apóstolo diz que essa sabedoria mística é revelada pelo Espírito Santo (cf. 1Cor 2,13)".


Vejamos paulatinamente:

1.Essa realidade é chamada de mística. No cristianismo, místico é o que é "misterioso", isto é, o que se refere ao Mistério de Deus! É, portanto, uma realidade "mística e profundíssima" precisamente porque nos joga no "Mar sem fundo" de que falava Santa Catarina de Sena! Santo Agostinho, nas suas Confissões, descreve admiravelmente a experiência mística que ele mesmo teve:

"Instigado a voltar a mim mesmo, entrei em meu íntimo, sob Tua guia e o consegui, porque Tu Te fizeste meu auxílio (cf. Sl 29,11). Entrei e com certo olhar da alma, acima do olhar comum da alma, acima de minha mente, vi a Luz imutável.
Não era como a luz terrena e evidente para todo ser humano. Diria muito pouco se afirmasse que era apenas uma Luz muito, muito mais brilhante do que a comum, ou tão intensa que penetrava todas as coisas. Não era assim, mas outra coisa, inteiramente diferente de tudo isto.
Também não estava acima de minha mente como óleo sobre a água nem como o céu sobre a terra, mas mais alta, porque Ela me fez, e eu, mais baixo, porque feito por Rla. Quem conhece a verdade, conhece esta Luz".

2. São Boaventura afirma também que ninguém conhece tal experiência a não ser quem a recebe! É verdade, pois que se trata de algo que ultrapassa todo sentido, inteligência, pensamento, sentimento! Sendo uma experiência mais íntima de uma mísera fagulha do mistério Daquele que está para além de toda percepção, somente pode ser "conhecida" por quem a recebe!

3. Mas, apesar de ser gratuita, iniciativa pura do Senhor, é preciso preparar-se para ela pelo desejo: "Ninguém a recebe, se não a deseja!" Como se deseja tal experiência? Deseja-se como se deseja o Senhor: abrindo para Ele o coração, praticando Seus mandamentos, fazendo a Sua vontade, procurando sinceramente romper com todo pecado revisar toda imperfeição, disciplinando os afetos e sentidos... Isto é, concretamente, desejar Deus e Seu Reino, é preparar-se para Ele é para os Seus dons!
Mas, atenção: o Senhor não tem obrigação de moscar nada: tudo é graça! Que Ele soberanamente concede a quem quer, quando quer e como quer!

4. Mas, para que se deseje assim o Senhor, para que desse modo se anele por Sua graça, é necessário que alguém seja atraído pelo próprio Senhor! E é o santo Espírito do Ressuscitado Quem nos atrai. Santo Inácio de Antioquia, no início do século II, quando ia para o martírio, exclamava: "Só há agora uma fonte de água viva que murmura em mim: Vem para o Pai!" Essa Fonte bendita é o Santo Espírito!
Aqui haveria tanto a ser dito!
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