sábado, 19 de julho de 2014

Encontros com Deus




Henrique Soares da Costa

...
"Nesta passagem, se for perfeita, é preciso deixar todas as operações intelectuais, e que o ápice de todo o afeto seja transferido e transformado em Deus".

Aqui, São Boaventura "afina" o seu discurso: Refere-se não mais simplesmente à nossa "passagem" por esta vida neste mundo, mas trata daqueles que realmente têm a coragem de, vivendo como monges, caminhando entre as coisas que passam com o coração fixo no Céu, aprofundam o desejo de Deus que existe em cada coração humano.


O Santo recorda que a alma enamorada pelo Senhor, pouco a pouco, mais e mais, crescendo na intimidade com o Mistério, deve ir deixando todo raciocínio para encontrar o Senhor no afeto, e, mais ainda, para além do afeto. Pode crer, caro Amigo: Deus está - melhor ainda, Deus É - para além de todo pensamento e de todo afeto! Nesse "além" que, neste mundo, enquanto durar esta vida, somente pode ser penetrado por graça, o homem pode, de um modo misterioso, fazer profunda experiência do Mistério Santo, que é o próprio Deus!

Todo aquele que neste mundo embrenhou-se no caminho da amizade com o Santo, sabe,por dolorosa e, ao mesmo tempo, gozosa experiência, que o Senhor encontra-Se para além de todo pensamento, de todo raciocínio, de todo afeto, de todo sentimento ou imaginação. Como não recordar a tremenda afirmação de outro grande amigo do Senhor, São João da Cruz? Diz ele: "Deus, para nós, nesta vida, é nem mais nem menos que noite escura!"

Pouco a pouco, a intimidade com o Senhor Deus vai de tal modo possuindo e invadindo tudo no fiel, que suas operações todas - pensamento, sentimento, imaginação, vontade - vão sendo tomados por um não sei o que, uma sensação - que não é sensação - de uma Presença que não pode ser explicada, dissecada pelo pensamento, ou individuada pelo sentimento. É um sabendo não sabendo, toda ciência transcendendo; um sentir não sentindo, para além de todo sentimento...
Tremenda experiência da santidade de Deus, o Outro, o Mistério, o Santo!
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário