sábado, 19 de julho de 2014

O maná do céu é a Eucaristia...






Dom Henrique Soares da Costa

...

"E assim, por meio do lenho da cruz, atravessa o mar Vermelho, saindo do Egito e entrando no deserto, onde saboreia o maná escondido".

Nossa união com o Cristo morto e ressuscitado, realizada no sacramento do Batismo, não é o termino, o cume, mas o início de um caminho que deve durar toda a existência do crente.
Toda a vida do cristão é um conformar- se a Cristo na Sua morte para com Ele participar da ressurreição. Por isso, para o rente, está vida é como a travessia do deserto rumo à Terra Prometida. Mas, não caminhamos sozinhos: o Senhor está misteriosamente presente e nos alimenta com o maná escondido.


Que é este maná?
A Eucaristia, certamente, mas também a presença suave e escondida do Senhor no íntimo de nós. Trata-se de uma presença amorosa, doce, serena e discreta como a brisa na qual o Senhor Se escondeu para, escondendo-Se, revelar-Se a Elias profeta.

Mas, somente pode experimentar Maná tão bendito, alimento tão suave, quem verdadeiramente atravessa esta vida como alguém que atravessa um deserto. Quem aqui se apega, quem aqui absolutiza, quem ao que é daqui prende o coração, nunca experimentará os carinhos do Senhor, nunca Lhe dirá em verdade: "Tu és o meu Tudo, a minha Herança, a minha Verdade, o meu Consolo, a minha Paz, o meu Gozo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário