terça-feira, 14 de julho de 2015





Data: 14-07-15

Leitura Orante da Palavra – Citação: Is. 49,1-17

1° passo – Leitura
O que o texto diz?

Vocação e missão do Servo de Javé -* 1 Ilhas, escutem; prestem atenção, povos distantes. Eu ainda estava no ventre materno, e Javé me chamou; eu ainda estava nas entranhas de minha mãe, e elepronunciou o meu nome. 2 Ele fez da minha língua uma espada afiada e me escondeu com a sombra de sua mão; ele me transformou numa seta pontiaguda e me guardou na sua caixa de flechas. 3 Ele medisse: «Você é o meu servo, Israel, e eu me orgulho de você». 4 Eu então respondi: «Cansei-me inutilmente, gastei minhas forças à toa, em nada. Enquanto isso, quem defendia os meus direitos era Javé, o meu pagamento estava na mão de Deus». 5 Agora fala Javé, que desde o ventre me formou para ser o seu servo, para eu lhe trazer de volta Jacó e reunir Israel para ele. (Serei glorificado aos olhos de Javé;Deus é a minha força.) 6 Ele diz: «É muito pouco você tornar-se o meu servo, só para reerguer as tribos de Jacó, só para trazer de volta os sobreviventes de Israel. Faço de você uma luz para as nações, paraque a minha salvação chegue até os confins da terra». 7 Assim diz Javé, o redentor e Santo de Israel, para aqueles cuja vida não vale nada, que são desprezados pelas nações, que são escravos dos poderosos: «Os reis verão e ficarão de , os chefes se ajoelharão, porque Javé é fiel, e o Santo de Israel escolheu você».

8 Assim diz Javé: Na ocasião favorável eu respondi a você, e no dia da salvação eu o ajudei; preparei e designei você para ser a aliança do povo, para reerguer o país, para redistribuir as propriedadesarrasadas, 9 para dizer aos cativos: «Saiam!» E aos que estão nas trevas: «Venham para fora


14 Sião dizia: «Javé me abandonou, o Senhor me esqueceu!» 15 Mas pode a mãe se esquecer do seu nenê, pode ela deixar de ter amor pelo filho de suas entranhas? Ainda que ela se esqueça, eu não meesquecerei de você. 16 Veja! Eu tatuei você na palma da minha mão; suas muralhas estão sempre diante de mim. 17 Aqueles que vão reconstruir você apertam o passo; os que a derrubaram e destruíram seforam embora.









2° passo - Meditação -O que o texto diz para mim?

13 Céus, gritem de alegria! Terra, alegre-se! Montanhas, rompam em aclamações, pois Javé consola o seu povo e se compadece dos seus pobres.14 Sião dizia: «Javé me abandonou, o Senhor me esqueceu!» 15 Mas pode a mãe se esquecer do seu nenê, pode ela deixar de ter amor pelo filho de suas entranhas? Ainda que ela se esqueça, eu não meesquecerei de você. 16 Veja! Eu tatuei você na palma da minha mão; suas muralhas estão sempre diante de mim 17 Aqueles que vão reconstruir você apertam o passo; os que a derrubaram e destruíram seforam embora.

Parece que Deus se esqueceu do seu povo. Neste momento, ele está exilado na Babilónia, abatido, nostálgico, deprimido. Sião, a sua terra natal, está muito longe, vazia e em ruínas.Esta experiência histórica, feita a dada altura pelo povo de Deus, pode trazer luz a experiências semelhantes que podem acontecer a qualquer grupo ou pessoa: a situação é desconfortável; tudo parece absurdo; Deus parece distante; a oração, se não foi abandonada, torna-se lamentação: «Deus esqueceu-se de mim.»

Pela boca do profeta, Deus responde a esta lamentação com muita força e uma delicadeza infinita. Se pensamos que Deus nos esquece, enganamo-nos redondamente. Deus compara-se a uma mãe (as imagens bíblicas de Deus não são exclusivamente masculinas) cuja atenção para com o filho nunca desfalece: o cuidado de Deus é ainda mais fiel. Noutra imagem, Deus grava o nome do seu povo não num monumento exterior, mas nas palmas das suas mãos, das quais não se pode separar. O estado das muralhas da cidade, em ruínas, não significa que Deus esteja ausente ou que já não cuida dele: não, o povo está sempre na sua presença, vai ser reconstruído e voltar a viver.O anúncio que o profeta faz do amor atento de Deus já transforma a situação, mesmo antes do regresso concreto do exílio. É uma boa notícia, e a alegria que ela traz já transborda do povo, derramando-se sobre as montanhas, a terra e em todo o universo.





3° passo - Contemplação 
O que a Palavra me leva a experimentar?

Volto no tempo e me coloco junto ao povo que lamenta, faço parte desse povo, sou um deles, sou filha. Penso nas experiências de dor e e abandono que estou vivendo, em que me parece Deus ter esquecido de mim. E minha vida, nos momentos de solidão e choro, se torna um rio de lágrimas, angústias e lamento feito ao povo da Palavra de Is 49. Nossas experiências são semelhantes, apenas mudou os tempos, mas os problemas continuam , as dores também.Porém, ao mesmo tempo sou levada a perceber pela Palavra, o imenso amor de Deus por mim, seu socorro mesmo quando eu não compreendo, quando me diz: 16 Veja! Eu tatuei você na palma da minha mão; suas muralhas estão sempre diante de mim.



4° passo - Oração
O que o Palavra me leva a falar com Deus?

Então, Senhor! Só posso dizer a vós que : quão grande és Tu, quão imenso é o seu amor que tatuou-me na palma de sua mão. Quanto amor me inunda a mente e o coração!! Obrigada por sua presença e amor!

5° passo - Ação 
O que a Palavra me leva a viver?



Me comprometo a ir em direção ao próximo, para ajudá-los. Pessoas que se sintam hostilizadas ou «no exílio» a compreender este amor que transforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário