quarta-feira, 15 de julho de 2015



Quarto Diário: Salmo 137

Data: 15-07-15

Leitura Orante da Palavra – Citação: Salmo 137

1° passo – Leitura
O que o texto diz?

Fidelidade até no exílio

1* Junto aos canais de Babilônia nos sentamos e choramos, com saudades de Sião.

2 Nos salgueiros de suas margens penduramos nossas harpas.

3* Lá osque nos exilaram pediam canções,nossos raptores queriam diversão: «Cantem para nós um canto de Sião

4 Como cantar um canto de Javé em terra estrangeira?

5 Se eu me esquecer de você, Jerusalém, que seque a minha mão direita.

6 Que a minha língua se cole ao paladar, se eu não me lembrar de você,

e se eu não elevar Jerusalém ao topo da minha alegria!




você fez para nós!

9 Feliz quem agarrar e esmagar seus nenês contra o rochedo!


2° passo - Meditação 
O que o texto diz para mim?

1* Junto aos canais de Babilônia nos sentamos e choramos, com saudades de Sião.

2 Nos salgueiros de suas margens penduramos nossas harpas.

3* Lá osque nos exilaram pediam canções,nossos raptores queriam diversão: «Cantem para nós um canto de Sião

4 Como cantar um canto de Javé em terra estrangeira?

O amor de Israel pelo seu Deus deu-lhe a capacidade de tudo exprimir com honestidade, mesmo as reacções mais quentes face às situações de injustiça, tais como aquelas que este pequeno povo, rodeado de vizinhos poderosos, tantas vezes teve de enfrentar. Terá havido outro povo a levar tão longe a sua intimidade com Deus, a ponto de ousar exprimir a revolta até no meio do louvor? O Salmo 137 sobrepõe estes dois sentimentos com uma intensidade impressionante. A violência que jorra do grito do salmista deixa-nos hoje, que estamos sentados mais confortavelmente em sociedades pacificadas, pouco à vontade. Como se pode desejar o massacre dos recém-nascidos de um povo, mesmo sendo ele o opressor? Contudo, não se pode julgar depressa demais e sobretudo de tão longe. A fé também nos ensina que é preciso saber sentar-se e cantar «junto aos rios da Babilónia», ao lado daqueles que perderam a sua dignidade de homens e de mulheres livres. A queda de Israel no ano 586 antes de Cristo e a deportação de uma parte da população é mais do que uma derrota militar: é o risco de ver o próprio povo perder a sua identidade face às humilhações que o vencedor impõe. O salmo 137 foi provavelmente composto por músicos exilados do templo de Jerusalém, que, em sinal de luto, decidiram «suspender as suas harpas nos salgueiros». Embora os seus guardas os forcem a tocar, os músicos recusam utilizar os seus cantos de oração para divertir os que os retêm cativos. Contudo, obrigados a cantar, cantam que jamais poderão cantar numa terra estrangeira. Obrigados a fazer o que não querem, a sua oração, mesmo extorquida, permanece esse último espaço de liberdade onde toda a fatalidade é transformada e onde, para contentar o vencedor, até se chega a cantar-lhe ameaças! Os seus guardas caíram numa armadilha feita por eles próprios. A história mostrará aliás, muitas vezes, a força subversiva do canto. Quantos povos não começaram a sacudir as suas cadeias cantando!

3° passo - Contemplação 
O que a Palavra me leva a experimentar?

4 Como cantar um canto de Javé em terra estrangeira?

*Como pode o louvor nascer do desespero ? Como pode a oração tornar-se numa forma de resistir face ao que parece ser a fatalidade?

Nunca pensei desta forma. Nunca consegui ser alegre nas adversidades e contrariedades, não conseguia lutar e me afundava na tristeza até a depressão. Não sentia a força da Palavra, pois não vivia a mesma. Percebo o Senhor me dizendo, me convidando para fazer diferente desta vez; para “ cantar” em meio a dor, solidão, abandono e choro, “cantar” nas adversidades da minha história de vida. Já está mais que na hora de mudar de rota, olhar, a alma e os pensamentos para o alto céu, tomar uma decisão. Ser mais forte, não vacilar mais, não temer , não fugir e seguir. 

*”Cantar” para mim significa: orar, louvar a Deus mesmo nas tempestades, com a força da sua Palavra.

4° passo - Oração
O que o Palavra me leva a falar com Deus?

Meu Senhor, vou conseguir com a força da Tua Palavra que me acompanha e me ilumina.Obrigada, Deus de amor que me cuida, meu coração transborda de amor por Ti. Vos amo. Amém!

5° passo - Ação
O que a Palavra me leva a viver?

Me comprometo  a sair do silêncio, abrir meu coração e minha boca para “cantar” ao meu Senhor; Deus de amor, pois, só Ele é digno de toda honra, glória e louvor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário