terça-feira, 14 de julho de 2015



Vocação e missão do Servo de Javé -* 1 Ilhas, escutem; prestem atenção, povos distantes. Eu ainda estava no ventre materno, e Javé me chamou; eu ainda estava nas entranhas de minha mãe, e elepronunciou o meu nome. 2 Ele fez da minha língua uma espada afiada e me escondeu com a sombra de sua mão; ele me transformou numa seta pontiaguda e me guardou na sua caixa de flechas. 3 Ele medisse: «Você é o meu servo, Israel, e eu me orgulho de você». 4 Eu então respondi: «Cansei-me inutilmente, gastei minhas forças à toa, em nada. Enquanto isso, quem defendia os meus direitos era Javé, o meu pagamento estava na mão de Deus». 5 Agora fala Javé, que desde o ventre me formou para ser o seu servo, para eu lhe trazer de volta Jacó e reunir Israel para ele. (Serei glorificado aos olhos de Javé;Deus é a minha força.) 6 Ele diz: «É muito pouco você tornar-se o meu servo, só para reerguer as tribos de Jacó, só para trazer de volta os sobreviventes de Israel. Faço de você uma luz para as nações, paraque a minha salvação chegue até os confins da terra». 7 Assim diz Javé, o redentor e Santo de Israel, para aqueles cuja vida não vale nada, que são desprezados pelas nações, que são escravos dos poderosos: «Os reis verão e ficarão de , os chefes se ajoelharão, porque Javé é fiel, e o Santo de Israel escolheu você».

8 Assim diz Javé: Na ocasião favorável eu respondi a você, e no dia da salvação eu o ajudei; preparei e designei você para ser a aliança do povo, para reerguer o país, para redistribuir as propriedadesarrasadas, 9 para dizer aos cativos: «Saiam!» E aos que estão nas trevas: «Venham para fora

Volta para a pátria -* Como rebanho, eles pastarão em todos os caminhos, em qualquer colina seca encontrarão pastagem. 10 Não passarão fome nem sede; não serão molestados pelo calor nem pelo sol,pois aquele que se compadece deles os conduzirá e os guiará para onde fontes de água. 11 Transformarei meus montes em caminhos, minhas estradas serão niveladas. 12 Vejam! Uns vêm de longe, outrosdo norte e do ocidente, e outros da terra de Siene. 13 Céus, gritem de alegria! Terra, alegre-se! Montanhas, rompam em aclamações, pois Javé consola o seu povo e se compadece dos seus pobres.

14 Sião dizia: «Javé me abandonou, o Senhor me esqueceu!» 15 Mas pode a mãe se esquecer do seu nenê, pode ela deixar de ter amor pelo filho de suas entranhas? Ainda que ela se esqueça, eu não meesquecerei de você. 16 Veja! Eu tatuei você na palma da minha mão; suas muralhas estão sempre diante de mim. 17 Aqueles que vão reconstruir você apertam o passo; os que a derrubaram e destruíram seforam embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário