domingo, 27 de abril de 2014

Catequese Pascal 7

Catequese Pascal - 7

Neste pequeno texto, São Pedro resume toda a aventura da nossa salvação, sonhada por Deus:

1. Por pura misericórdia para conosco, Ele ressuscitou o Seu Filho Jesus dentre os mortos. Derramando o Seu Espírito sobre a humanidade bendita de Jesus, humanidade igual à nossa (corpo e alma humana), Ele através do Seu Filho feito homem ressuscitado, nos fez participantes desse Espírito de ressurreição.

2. Quem crê em Jesus e Nele é batizado, recebe o Seu Espírito Santo, sendo gerado de novo! O Batismo é um verdadeiro renascimento: antes, nascidos para da carne, isto é, nascidos naturalmente, agora, pelo Batismo, nascemos do Espírito do Ressuscitado: “O que nasce da carne é carne; o que nasce do Espírito é espírito” (Jo 3,6), é nova criatura, é renascido para a Vida divina, a única que dura eternamente! O cristão, pelo Batismo, é realmente um regenerado, um gerado de novo: “Não te admires de Eu te haver dito: vós deveis nascer de novo!” (Jo 3,7); porque “quando a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, se manifestaram [pela Ressurreição do Seu Cristo], Ele nos salvou, não por causa dos atos justos que houvéssemos praticado, mas porque, por Sua misericórdia, fomos lavados [no Batismo] pelo poder regenerador e renovador do Espírito Santo, que Ele ricamente derramou sobre nós por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador” (Tt 3,4-6).

3. Batizados no Nome de Jesus, recebemos, pelo instrumento da água, o Seu Espírito, Aquele mesmo que o Pai derramou sobre Ele, ressuscitando-O dos mortos e, assim, temos real e efetivamente em nós esse Espírito, que é semente de Vida eterna, penhor, semente, início concreto e verdadeiro em nós da esperança viva, certeza da herança incorruptível, imaculada e imarcescível de filhos no Filho.

4. E tudo isto porque, mediante a fé em Jesus ressuscitado, recebemos o Batismo e, tendo agora o Seu Espírito, que é o Poder do Altíssimo (cf. Lc 1,35; At 10,38), já temos agora realmente em nós a semente da salvação que vai se revelar de modo pleno no final dos tempos.

Então, compreendamos bem que a Ressurreição de Cristo nosso Senhor é a causa da nossa esperança e salvação, porque o Ressuscitado nos dá o Seu Espírito vivificante; e esse Espírito é-nos dado como Vida de Ressurreição em Cristo no sacramento do Batismo, recebido pelos que creem que Jesus é o Messias que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação (santificação).
...
Dom Henrique Soares C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário