terça-feira, 15 de abril de 2014


Retiro Quaresmal - A Vida que vence a Morte (7)
XLI Dia da Quaresma - XXXV de penitência

“Foram contar aos fariseus o que Jesus tinha feito. Os sumos sacerdotes e os fariseus, então, reuniram o sinédrio e discutiam: ‘Que vamos fazer? Este homem faz muitos sinais!’ Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdotes naquele ano, disse: ‘Vós não entendeis nada! Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?’ Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote naquele ano profetizou que Jesus iria morrer pela nação, e não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. A partir desse dia, decidiram matar Jesus” (Jo 11,46-53).

Comentando:

Veja: é assim que termina a história da ressurreição de Lázaro: com a condenação de Jesus à morte!

No início desta narrativa, o Senhor dissera que a doença de Lázaro não era para a morte, mas para que por ela o Filho do Homem fosse glorificado... Frase que parecia tão escandalosa: um Deus que Se glorifica às custas do sofrimento e da morte de alguém! Mas, a agora, o seu significado aparece claro: pela revivificação de Lázaro, Jesus é glorificado porque mostra o Seu poder sobre a morte, mas, mais ainda, e de modo surpreendente, a revivificação de Lázaro será a gota d’água que levará o Sinédrio a decidir que Jesus deve morrer: Ele será levantado da terra na cruz e manifestará a Sua glória: “Pai, chegou a hora: glorifica o Teu Filho!” (Jo 17,1).

Que fique claro: quando o Senhor nosso afirma que aquela doença de Lázaro é para a Sua glória é porque aquela doença e aquela morte vão levar Jesus à morte e, na morte e ressurreição Ele será glorificado: "Embora fosse o Filho, aprendeu, contudo, a obediência pelo sofrimento; e, levado à perfeição, Se tornou para todos os que Lhe obedecem princípio de salvação eterna, tendo recebido de Deus o título de Sumo Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedec" (Hb 5,8-10). "Vemos Jesus coroado de honra e glória por causa dos sofrimentos da morte! Pela graça de Deus, provou a morte em favor de todos os homens!" (Hb 2,9)

Eis, meu Leitor: não há sofrimento, não há dor que não seja para a glória do Filho de Deus, pois em cada dor nossa está presente a dor Dele, a dor terrível, o abandono tremendo, a morte trágica pelos quais Ele nos salvou da de uma vida sem sentido e da Morte eterna!

Ele venceu e nós podemos cantar: “A morte foi tragada pela vitória; onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (1Cor 15,54s)
Admire! Contemple! Adore tão grande Mistério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário