sexta-feira, 25 de abril de 2014

Páscoa de 2014


Dom henrique Soares da Costa
“Nosso Cordeiro pascal, Cristo, foi imolado. Assim, celebremos a festa, não com o velho fermento nem com o fermento da maldade ou da iniquidade, mas com os pães ázimos da sinceridade e da verdade!” (1Cor 5,7b-8)
Eis o fundamento da fé cristã: a certeza que Cristo ressuscitou, que venceu a morte, que é o Vivente. É precisamente este evento que a Igreja celebra na festa da Páscoa.


Que significa dizer que Jesus ressuscitou?
Eis: Jesus de Nazaré é uma Pessoa divina, a segunda Pessoa da Trindade é Deus, com o Pai e o Santo Espírito. Sem deixar de ser Deus, fez-se homem real e verdadeiramente, assumindo a nossa natureza humana. Então, a Pessoa divina do Filho eterno assumiu de fato e realmente tudo aquilo que é humano, tudo aquilo que Deus pensou para o ser humano. Ele cresceu física e psicologicamente como qualquer ser humano, amou com um coração humano, trabalhou como homem... Por nós, seres humanos, caídos numa situação de pecado, de afastamento de Deus, desde o início da história, e para ser fiel ao plano do Pai, ele se entregou à morte na cruz.
Por que se entregar à morte? Porque a morte é o último e mais radical sinal do pecado, do afastamento de Deus, que é Vida. Assim, o Filho de Deus feito homem assumiu nossa condição de miséria até sua última e dolorosa experiência: a morte!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário