Talvez o caso mais paradigmático do conflito entre a ciência e a Igreja Católica seja
Galileu Galilei, mas historiadores e cientistas modernos
nota 1vêem o caso como algo mais complexo do que apenas um confronto entre ciência e religião.
104 105 Em 1616, a
Inquisição romana declarou o
heliocentrismo como "
falso e absurdo do ponto de vista filosófico e formalmente herético", por estar em contradição com a interpretação literal de certas passagens da Bíblia.
106 Apesar das suas provas experimentais e teóricas não serem totalmente conclusivas, Galileu nunca abandonou as suas ideias e chegou mesmo a reinterpretar e usar várias passagens bíblicas para defender a veracidade do heliocentrismo.
101 107 108 Em 1633, Galileu acabou por ser julgado pela Inquisição e sentenciado a prisão domiciliária. Foi proibido também de ensinar que o heliocentrismo era verdadeiro (só podia ensiná-lo como uma hipótese científica).
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Com o tempo, porém, a Igreja Católica reviu a sua posição quanto ao heliocentrismo, acabando por aceitá-lo. Em 1758, a Igreja Católica retirou as obras heliocêntricas do
Index Librorum Prohibitorum.
109 Em 1979, o
Papa João Paulo II lamentou os sofrimentos de Galileu causados por católicos e organismos eclesiásticos. E, mais uma vez, ele defendeu que as duas verdades, de fé e de ciência, nunca podem contradizer-se, acabando por citar também uma afirmação do próprio Galileu: "
procedendo igualmente do verbo divino, a escritura santa e a natureza, a primeira como ditada peloEspírito Santo, a segunda como executora fidelíssima das ordens de Deus."
110 No ano
2000, o Papa João Paulo II emitiu finalmente um pedido formal de desculpas por todos os erros cometidos por alguns católicos nos últimos 2.000 anos de
história da Igreja Católica, incluindo o julgamento de Galileu Galilei pela Inquisição.
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