domingo, 12 de janeiro de 2014

Organização hierárquica e regional

Organização hierárquica e regional[editar | editar código-fonte]

Francisco, o actual Papada Igreja Católica (2013- ).
Igreja Católica é regida pelo Código de Direito Canónico e constituída por 23 Igrejas particulares autónomas sui juris (a Igreja Latina e as 22 Igrejas orientais católicas), que, por sua vez, são constituídas por uma ou mais circunscrições eclesiásticas.208 209
A Igreja Católica é formada pelo clero e por leigos, podendo esses dois grupos terem também como membros as pessoas consagradas, que normalmente agrupam-se em ordens religiosas ou em institutos seculares.210 A Igreja dispõe de uma hierarquia ascendente, baseado nos três graus do Sacramento da Ordem(o Episcopado, o Presbiterado e o Diaconado211 , que vai desde o simples diácono até chegar ao cargo supremo de Papa, que é o chefe e pastor da Igreja. Considerado o Vigário de Cristo na Terra e o "perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade da Igreja197 , o Papa é eleito pelo Colégio dos Cardeais.212 A Igreja defende que todos os seus bispos (que são coadjuvados pelos presbíteros e diáconos), devido ao sacramento da Ordem, são os sucessores dos Doze Apóstolos, sendo o Papa o sucessor direto do Apóstolo Pedro. Daí a autoridade e primazia de que o Papa goza.197
A Igreja Católica acredita que os seus ministros sagrados são ícones de Cristo,213 logo todos eles são homens, porque os doze Apóstolos são todos homens e Jesus, na sua forma humana, também é homem.214 Mas isso não quer dizer que o papel da mulher na Igreja seja menos importante, mas apenas diferente.215Excetuando em casos referentes aos diáconos e a padres ordenados pelas Igrejas orientais católicas e pelos ordinariatos pessoais para anglicanos, todo o clero católico é obrigado a observar e cumprir o celibato.74 75 76 Nas Igrejas orientais, o celibato é apenas obrigatório para os bispos, que são escolhidos de entre os sacerdotes celibatários.216

Culto católico[editar | editar código-fonte]

Procissão de Nosso Senhor dos Passos: uma das inúmeras expressões de piedade popular.
Na Igreja Católica, para além do culto de adoração a Deus (latria), existe também o culto de veneração aos santos (dulia) e à Virgem Maria (hiperdulia). Esses dois cultos, sendo a latria mais importante, são ambos expressos através da liturgia, que é o culto oficial da Igreja, e também através da piedade popular, que é o culto privado dos fiéis 217 218
Dentro da piedade popular, destacam-se indubitavelmente as devoções e as orações quotidianas; enquanto que na liturgia destacam-se a missa (de frequência obrigatória aos domingos e festas de guarda) e a Liturgia das Horas. A Igreja permite também a veneração de imagens e de relíquias sagradas. Apesar de a piedade popular ser de certo modo facultativa, ela é muito importante para o crescimento espiritual dos católicos.217 218

Liturgia[editar | editar código-fonte]

liturgia é a celebração pública e oficial do Mistério de Cristo e em particular do seu Mistério Pascal,219 sendo por isso a principal actividade da Igreja e a fonte da sua força vital. Através desse serviço de culto cristão, os católicos acreditam que Cristo continua a obra da salvação na sua Igreja, com ela e por meio dela.220 Essa presença e atuação de Jesus são asseguradas eficazmente pelos sete sacramentos,217 218 com particular destaque para a Eucaristia, que é a fonte e cume da vida cristã. Isto porque a Eucaristia, onde Jesus está presencialmente, renova e perpetua o sacrifício de Jesus na cruz ao longo dos tempos até à Parúsia. Por isso, toda a liturgia centra-se na celebração eucarística (ou missa).221
Jesus, como Cabeça, celebra a liturgia com os membros do seu Corpo, ou seja, com a sua "Igreja celeste e terrestre", constituída por santos e pecadores, por habitantes da Terra e do Céu. Cada membro da Igreja terrestre participa e actua na liturgia "segundo a sua própria função, na unidade do Espírito Santo: os baptizados oferecem-se em sacrifício espiritual […]; os Bispos e ospresbíteros agem na pessoa de Cristo", representando-O no altar. Daí que só os clérigos (exceptuando os diáconos) é que podem celebrar e conduzir a Missa, nomeadamente a consagração dahóstia.222
Toda a liturgia centra-se no domingo e na Páscoa anual.223 Apesar de celebrar o único Mistério de Cristo, a Igreja Católica possui muitas tradições litúrgicas diferentes, devido ao seu encontro com os vários povos e culturas. Isso constitui uma das razões pela existência das 23 Igrejas sui juris que compõem a Igreja Católica, todas elas com uma tradição teológica, litúrgica, histórica e cultural diferentes entre si.224

Nenhum comentário:

Postar um comentário